Para os vendedores de imóveis

É proprietário de um imóvel em Portugal e por alguma razão deseja vende-lo? 

Os nossos agentes vão ajudá-lo com o processo de venda, para que a venda se realize num curto período de tempo.

Porquê vender com Portugality?

As agências Portugality localizam-se nas regiões mais famosas de Portugal – Lisboa e Algarve.

Os agentes têm mais de 10 anos de experiência no mercado imóvel português.

Portugality ganhou ótima reputação entre clientes de diferentes países: Rússia, Portugal, Cazaquistão.

Graças à promoção dos seus serviços, a agência está sempre a ganhar novos, potenciais clientes. Participação em exposições, promoção em portais temáticos e outras formas de informação em massa providenciam contacto com o público interessado. 

Portugality tem uma rede de parceiros bastante grande, relativos ao mercado imóvel – notários, bancos, agências de seguros, empresas de engenharia, outras agências imobiliárias.

A agência Portugality usa contractos transparentes e simples, entre o vendedor e o comprador, assim como garante uma sessão de fotografias profissional ao seu imóvel, em caso de contato exclusivo. 

Etapas do processo de venda. Documentos do vendedor.

Logo no início do processo de organização de venda do imóvel em Portugal, é pedido ao vendedor para apresentar o pacote completo de documentos à agência.

Certidão predial do imóvel. O documento é emitido por Conservatória do Registo Predial e descreve o estado jurídico do imóvel. É mencionado o nome do proprietário, área, o número de assoalhadas, dívidas e créditos do imóvel, se existirem. A informação acerca de dívidas e créditos deverá obrigatoriamente ser providenciada aos possíveis compradores.

A certidão pode ser requerida de várias formas. Em qualquer sucursal de conservatória do registo predial é possível recebe-la não autenticada, pagando 1€ por cada página ou copiando o ficheiro para um dispositivo USB, por 0.50€. O prazo de validade do documento é de 6 mesas.

Em casos de exceção, quando o documento não existe em formato digital, este poderá ser pedido apenas onde o imóvel se localiza.

Também é possível requerer a certidão online, com o prazo de 6 meses. O preço do documento digital será 20€.

Para além disso, também pode receber um código de acesso ao site www.predialonline.pt para que possa receber toda a informação atual do imóvel. Neste caso, a certidão é emitida online, com o prazo de validade de 6 meses, custando 15€.

Caderneta Predial – documento emitido pelo órgão fiscal e contém toda a informação fiscal do imóvel e do seu proprietário. A caderneta pode ser requerida gratuitamente, pelo proprietário, no Portal das Finanças, se o proprietário tiver a senha de acesso, ou em qualquer sucursal das finanças por 8€.

Alvará de Licença de Utilização– documento emitido pela Câmara Municipal. 

A cópia autenticada pode ser recebida na Câmara, não havendo um preço exato. Alvará de licença de utilização é obrigatório para imóveis construídos depois de 1951.

Ficha técnica de habitação – é necessária apenas para imóveis de habitação.

É um passaporte do imóvel, onde são descritas todas as suas características. É passado ao proprietário no momento quando este adquire o imóvel. Se o proprietário não tiver o documento, é possível requerê-lo junto à Câmara, o preço depende da Câmara Municipal.

Se o imóvel foi construído depois de 2004, é necessário ter a planta de localização. Serve para demonstrar que a área do imóvel corresponde à mencionada pelo proprietário.

Poderá ser pedida na Câmara Municipal.

Planta de fração – plano da casa/apartamento, contém a informação da área de todas as divisões e as suas localizações. Essa informação terá que corresponder à realidade – é importante durante a apresentação do imóvel ao comprador. 

Poderá ser pedida na Câmara Municipal.

Certificado Energético – documento emitido pelo órgão especializado e contém informação acerca da classe energética do imóvel, se é económico na sua utilização.

A partir de 1 de dezembro de 2013 é necessário apresentar o certificado durante da fase de promoção do imóvel, todos os anúncios sobre venda/arrendamento do imóvel deverão ter a informação sobre a classe energética do mesmo. Em caso de incumprimento da regra, a multa é de 2500€ ou mais.

Após a receção de todos os documentos necessários, o imóvel é exposto em todos os recursos da agência e deverá estar disponível para ser mostrado aos possível compradores. O proprietário também pode passar a responsabilidade da verificação dos documentos à agência.  

A próxima etapa é a reserva do imóvel pelo comprador, normalmente por um período de 14 dias.

Após a reserva, o comprador deverá dar a caução à agência (normalmente entre 500 a 5000€, dependendo do valor do imóvel), assim ambos os lados assinam o contrato de promessa de pré-venda/compra. A fase final será a escritura, a assinatura do contrato de promessa de compra/venda final, diante um notário. Após a escritura, o notário regista o direito de propriedade para o comprador, num prazo de 15 dias. 

No caso de hipoteca, é necessária a presença de um responsável do banco.

Conselhos da agência Portugality

1. Para se manter em segurança e para que não haja erros, não venda o imóvel sem a ajuda de uma agencia imobiliária. 

2. Se necessário, faça remodelações no imóvel. Remova tudo o que é antigo e já não será utilizado.